http://natelinha.uol.com.br/imagens/fabio_koff(2).jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9W0kwPWKg_39BGY-v1u8pvFny3KKWAp_ha9x0DhLNXUbW-Si9sHbIYV15IGj9yIYf1JJBCDuLXzbSoTG1iC2wo3Zc2Mgspw01jL7M67nI7Tdztu8Ryyb-UfOqnznSbM4_LLCgylJswy-P/s400/fabio-koff-presidente-do-clube-dos-13-1270588295398_300x300.jpg
A Globo poderá perder o direito de exclusividade na transmissão do Campeonato Brasileiro. O Clube dos 13, que representa os 20 maiores clubes do país, vem realizando reuniões preliminares entre seus associados e decidiu que irá repartir os direitos de transmissão do principal torneio do futebol brasileiro, ao contrário de realizar negociações que permitem a exclusividade na compra da competição pela Globo.


A nova postura ainda depende das propostas realizadas pelas emissoras de TV. A princípio, a entidade pretende separar os direitos em várias categorias, como TV aberta, TV por assinatura, telefonia móvel, internet e sistema pay-per-view. Em entrevista ao site Máquina do Esporte, o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, confirmou a informação.

“Essa é uma ideia preliminar, mas que nós ainda pretendemos trabalhar. Temos uma competição de sucesso, e precisamos valorizar isso. O pay-per-view atingiu 800 mil compradores neste mês. Nós achamos que pode bater um milhão ainda neste ano”.

Já na TV aberta, a entidade estuda a possibilidade de dividir os direitos de transmissão entre mais de uma emissora e por diferentes dias da semana. O atual contrato de exclusividade do Clube dos 13 com a TV Globo rende cerca de R$ 600 milhões. A ideia de Koff é elevar esse valor para, no mínimo, R$ 1 bilhão. Atualmente, a Globo detém os direitos exclusivos dos principais campeonatos do Brasil e os divide com a Band, entretanto a parceria é direta entre as emissoras, não havendo participação do Clube dos 13.

Natelinha