Foram cerca de 15min de caso Eloá e mais 4min de comerciais antes da transmissão do pré-jogo do duelo entre Milan e Arsenal, nesta quarta-feira, pela Liga dos Campeões. A Band passou a partida ao vivo, com Teo José na narração e Mauro Beting nos comentários. O elo de ligação entre as duas atrações da emissora foi José Luiz Datena, que saiu da edição-relâmpago do “Brasil Urgente” para atuar como convidado especial em mais um jogo de futebol como se nada tivesse mudado.

Hoje, o nome de Datena é ligado ao jornalismo policial e às tragédias cotidianas. Mas, no início da carreira, ele ganhou dois prêmios Vladimir Herzog, em 1983 e em 1987, com reportagens ligadas à cidadania e aos direitos humanos, ambas pela TV Ribeirão (EPTV). Em seguida, foi justamente para a Band, virou repórter esportivo e recebeu o carinhoso apelido de José Luiz “Da Trena”, em referência a um dos patrocinadores das transmissões.

No “esquenta” para a partida, Teo José apresentou Datena como um jornalista “que acompanha tudo de futebol europeu”. Ele, que vem comentando os jogos da Liga, não fez feio em sua análise inicial, falando das mudanças táticas e técnicas das duas equipes e elogiando o zagueiro Thiago Silva, “um dos maiores nomes do futebol mundial”.

Mesmo antes de a bola rolar, no entanto, Datena deixou no ar que seu estilo “Brasil Urgente”, de falar diretamente para o telespectador, seria repetido no futebol. “Se o Milan não conseguir a vitória, tá ferrado. Mas eu confio no Milan”. Sobre o tamanho do pé de um dos auxiliares, disparou: “Não sabemos a profissão dele, mas deve esquiar bem.”
Uol Esporte