http://veja.abril.com.br/assets/pictures/58313/jn-globo-fatima-6-size-598.jpg?1322747507
Com Patrícia Poeta sentada ao lado de William Bonner, em uma bancada, a Rede Globo apresentou, na manhã desta quinta-feira, no Rio, a composição que a público brasileiro verá a partir de terça-feira no horário nobre da emissora, à frente do Jornal Nacional. Patrícia, que há cinco anos apresenta o Fantástico, foi a escolhida para substituir Fátima Bernardes na bancada do JN. Renata Ceribelli será a nova apresentadora do Fantástico. A dança das cadeiras foi discutida e decidida entre os homens fortes da emissora: o diretor geral de Jornalismo e Esporte, Carlos Henrique Schroder; o diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel; e o editor chefe do Jornal Nacional Willian Bonner.

"Nós perguntamos para o Bonner qual o nome ele achava ideal para substituir a Fátima no JN, e ele falou na hora que achava que era a Patrícia Poeta. Foi um alívio porque eu e o Ali achávamos a mesma coisa. Depois disso nós encomendamos uma pesquisa nacional ao Ibope para saber o índice de aprovação do público à Patrícia. Como os índices de aprovação foram altíssimos nós não tivemos mais dúvidas"
, explicou Schoder.

Fátima Bernardes está há 14 anos no JN, dividindo com o marido, Bonner, a apresentação do noticiário mais importante da Globo – e líder de audiência no país. A jornalista não ficará muito tempo longe das câmeras. Provavelmente a partir de abril ela comandará um programa que, por enquanto, é mantido em sigilo pela emissora. "Hoje a nossa discussão aqui é sobre as substituições do Jornal Nacional e do Fantástico. Não adiantaremos nenhum detalhe, formato, horário ou data de estréia por questão de estratégia de mercado", declarou o diretor geral de Jornalismo. Segundo ele, Fátima vinha propondo o novo programa há quatro anos, e o projeto foi aprovado para a grade de 2012 em abril deste ano.

A passagem dos bastões será feita por etapas. Na edição desta quinta-feira, o Jornal Nacional anunciará a substituição de Fátima. Na segunda-feira, Patrícia será chamada durante o jornal, e a mudança será oficializada. Apenas na terça ela assume de fato as funções de editora executiva do telejornal e apresentadora ao lado de Bonner. A mesma sequência acontecerá no Fantástico. Patrícia apresenta o programa do próximo domingo, quando a substituição será anunciada. No domingo seguinte, ela volta ao Fantástico para passar o posto a Renata Ceribelli.

Fátima Bernardes disse que divulgará o novo programa somente no ano que vem. A jornalista, no entanto, adiantou que o programa terá formato jornalístico. "O que eu posso adiantar é que eu continuarei com funções jornalísticas. Até porque trabalhando há 25 anos nisso, eu não teria como fazer algo diferente”, disse.
Veja