quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
10:16
Postado por
Lucas Andrade
Em dez anos de medição na Grande São Paulo, principal mercado econômico
do país e 'termômetro' da publicidade, o ibope das partidas do
Campeonato Brasileiro na Globo caiu em torno de 20%. Na TV aberta, na
última década, cerca de 1 em cada 5 telespectadores 'clicou-se' da
Globo, e deixou de assistir às pelejas futebolísticas da emissora. Foram
atrás de outros afazeres...
2 + 2 = 5?
O leitor sagaz deve se questionar:
'Ora, ora, ora... se o ibope caiu,
então o preço do anúncio também cai, certo? Quero dizer, beeeem, se há
menos gente assistindo, o anúncio tem que custar menos para o
anunciante, não é? Não é. Mesmo com um produto
com menos público, a Globo aumentou o valor da cota do futebol em 123%
desde 2005.
Potência
Em 2012 a Globo vai faturar --
somente com o produto futebol--
cerca de R$ 2 bilhões. É a 'mãe de todos os faturamentos', exclama a
leitora, enquanto mexe nervosamente no cabelo.
Não é. A Globo ainda tem a dramaturgia, um produto 'monstro' de caro,
mas cujo faturamento total pode superar até o futebol. (obs: 1) claro,
tem muito mais novela que jogo; 2) claro, isso é tabela cheia, depois a
TV dá um desconto). De qualquer forma, R$ 2 bilhões brutos mostra a
importância do futebol como fonte de receita e negócios na emissora.
Vejam a evolução dos preços:
Receita nababesca
Somente com a venda de seis cotas master de publicidade do futebol, a
Globo já garantiu para o ano que vem exatamente R$ 1,044 bilhão. Cada
uma custou a modesta quantia de R$ 174 milhões. Essas cotas são vendidas
num espaço de tempo menor do que o que você levou para ler esta frase
toda. Em 2005, por exemplo, cada cota era vendida por 'apenas' R$ 74
milhões.
Receita nababesca²
Para 2012, a Globo deve faturar outro bilhão de reais somente com pay
per view de futebol, com a venda de jogos do Brasileiro e dos
campeonatos regionais. Este ano, o faturamento com PPV passou de R$ 700
milhões. E, vejam bem, isso é só com futebol, han? Não estamos somando
lutas (UFC), eventos e outros esportes...
Os números
Na outra ponta da mesa está o ibope, a audiência. Dados inéditos, obtidos pelo
F5,
apontam que o ibope do futebol na Globo caiu 20% no universo de TV's
ligadas desde 2001, ano em que a média de ibope de todos os jogos do
Brasileiro ficou em 26,2 pontos. Em 2011 a média foi de 21,1 pontos.
Desde 2005, para efeitos de comparação com o preço das cotas
publicitárias, a participação de TVs ligadas caiu 17%. Vejam as
simpáticas e didáticas tabelas abaixo...
Coluna F5 - Folha
Postar um comentário
Os comentários aqui postados não refletem as opiniões do blog Audiência e Cia, nem tão pouco nos responsabilizamos por ofensas ou algo relacionado. Caso se sinta ofendido entre em contato com comentarios@audienciaecia.com. Para fazer sugestões, reclamações ou pedidos de informação, não utilize os comentários, mande um e-mail para faleconosco@audienciaecia.com